Random Identities Fw24 Reinventa A Moda Masculina Formal

O designer Stefano Pilati quebra tradições e inova o uniforme masculino com shorts sociais, vestidos-suéter e camisetas trompe-l’oeil

 

A conceituada marca Random Identities, criação estilística do designer italiano Stefano Pilati, tem sua identidade marcada pela emancipação de quem veste. Veja, por exemplo, o logotipo da marca: uma tela em branco que convida o consumidor a “compartilhar a autoria”, personalizando o emblema da marca em cada peça adquirida. Em temporadas anteriores, as coleções da marca se desdobraram no contexto do voyeurismo, destacando a forma humana com cortes subversivos que ecoam o estilo de vida berlinense. Agora, para o Outono de 2024, a moda masculina de Pilati se destina ao homem moderno e punkish, com bainhas levantadas, partes de baixo que mostram a pele e tops abotoados.

Paletós e camisas colarinho seguem os padrões clássicos da moda formal masculina, mas seus equivalentes subversivos desafiam a tradição com cortes revolucionários. Na prática, o último manifesto do designer transforma as típicas calças de vestir em shorts que ficam acima do joelho e os confortáveis suéteres de gola redonda imitam vestidos em formas superdimensionadas. Lux Gillespie, por outro lado, é credenciado pela linha de camisetas trompe-l’oeil da marca, com ilustrações de laços e gravatas. É clara a ruptura de silhuetas conformistas com o gênero em vários momentos, porém, sobretudo, os casacos puff ilustrativos, camisas de flanela e calças aveludadas são projetados para o aficionado por moda masculina contemporânea.

Pilati, que já atuou como diretor criativo para Zegna, Agnono e, notavelmente, Yves Saint Laurent, afirma que sua estratégia atual é baseada em “atingir e envolver um perfil específico de consumidores”. E é evidente que o consumidor da Random Identities é alguém aberto a flexibilizar as regras de estilo masculino em favor de algo mais libertador.