Adidas Muda De Estratégia E Decide Não Eliminar A Maior Parte Do Seu Estoque Existentes De Yeezy

‘Pelo menos pelo preço de custo’, a marca planeja vender seus produtos YEEZY restantes em 2024

No relatório financeiro anual recentemente divulgado para 2023, a adidas surpreendeu o mercado superando as expectativas de receita e lucro operacional no quarto trimestre. O feito ocorreu graças a uma decisão estratégica: a de não descartar a maior parte do seu estoque de produtos YEEZY. Segundo informou a marca, suas receitas neutras em relação à moeda alcançaram 268 milhões de euros, uma cifra 368 milhões de euros acima das previsões da empresa, que esperava um prejuízo operacional de 100 milhões de euros. “A melhora se deve ao melhor negócio operacional de cerca de 100 milhões de euros e à decisão de não eliminar 268 milhões de euros de estoque YEEZY”, declarou o CEO da adidas, Bjørn Gulden.

Após negar veementemente qualquer possibilidade de que a marca alemã de sportswear venderia seus produtos YEEZY em agosto do ano passado, Gulden mudou sua perspectiva. Ele afirmou que a adidas venderá seu estoque restante em 2024, ‘pelo menos pelo preço de custo’. Acrescentou ainda: “É por isso que só descartamos estoque que estava danificado ou muito quebrado em tamanhos”.

A empresa espera que suas vendas neutras em relação à moeda cresçam a uma “taxa de dígito único médio” ao longo deste ano, com a previsão de que as vendas de produtos YEEZY gerem aproximadamente 250 milhões de euros. Com os planos da adidas de vender os produtos YEEZY remanescentes pelo preço de custo, o faturamento gerado por esse estoque não terá efeito no lucro operacional da empresa para 2024.

Para este ano, a marca espera um lucro operacional de 500 milhões de euros, apesar de “nenhuma contribuição de lucro assumida do Yeezy, os fortes efeitos monetários desfavoráveis, os desafios contínuos na América do Norte, nosso investimento continuado em marketing e vendas e um mundo cheio de incertezas”.

Para mais detalhes, consulte o relatório financeiro completo da adidas para 2023 aqui.