- CALÇADOS
Abertura De Capital Da Dona Da Salomon, Amer Sports, Não Atinge As Expectativas
- Original São Paulo
A companhia Americana, Amer Sports, dona de marcas renomadas como Salomon, Arc’Teryx e Wilson, arrecadou $1.6 bilhões de dólares em sua oferta pública inicial (IPO) na NYSE. A oferta foi composta pela venda de 105 milhões de ações a $13 dólares cada. Isso chegou a valorizar a empresa em $6.3 bilhões de dólares, num cenário aguardado com grande expectativa.
Em sua abertura de capital mais emblemática desde o IPO da Birkenstock no ano passado, a Amer Sports não alcançou a previsão inicial de venda de suas ações, que era de $16 a $18 dólares cada. Se essas cifras tivessem sido atingidas, a empresa teria alcançado uma valorização de aproximadamente $8 bilhões de dólares. No entanto, a precificação do IPO ficou acima dos $5.2 bilhões de dólares investidos na aquisição da marca em 2019, liderada pela etiqueta chinesa Anta Sports.
Mesmo com um crescimento positivo nos últimos quatro anos, os investidores mostraram preocupação com a grande dependência da Amer Sports das receitas vindas da China, a ausência de lucros e o significativo montante de $2.1 bilhões de dólares que a empresa reportou em seu lançamento. Condições de mercado desafiadoras também não ajudaram na situação da Amer.
Jessica Ramirez, analista sênior de pesquisa na Jane Hali & Associates, declarou à Business of Fashion: “Os investidores esperam que o mercado continue muito volátil no primeiro semestre de 2024… então esse é um momento muito difícil para entrar com um IPO forte enquanto empresa de varejo”.
Segundo os registros de IPO da Amer Sports, a Salomon registrou receitas de mais de $1 bilhão de dólares em 2022, enquanto a Arc’Teryx teve vendas de $952.6 milhões de dólares no mesmo período. A companhia não divulgou todos os dados anuais da Wilson, mas informou que a marca de tênis obteve receitas de $866.3 milhões de dólares nos primeiros nove meses de 2023.
Para o futuro, a Amer Sports tem a ambição de aumentar sua receita anual total para ultrapassar a marca dos $5 bilhões de dólares.